domingo, 23 de janeiro de 2011

Em constante mudança

Comecinho de ano... É como se ainda estivesse acordando de um sono pesado depois de um longo e cansativo dia de trabalho. O primeiro mês do ano é sempre esperançoso, preguiçoso, cauteloso e inspirador para mim... É quando eu traço todos os planos do ano, penso em todas as coisas boas que eu quero que aconteça... Talvez seja o encontro da garota indecisa, medrosa e tantos outros adjetivos não tão legais assim, em encontro com a  garota decidida, destemida, e mais outros tantos adjetivos positivos.
Creio que somos sensações, sentimentos e emoções, tudo junto, e as vezes não conseguimos controlá-los. Temos partes de nós mesmos perdidas por aí, que a gente nem sabe que existe. Temos aquelas que conhecemos e gostamos, aquelas que conhecemos e não gostamos e essas, que estão perdidas por aí, e sempre que encontramos ou passamos a conhecê-las melhor, dependendo da ''parte'' encontrada, a gente cresce, amadurece, nos transformamos em algo melhor, que antes não sabíamos que existia. Acho que essas partes da gente sempre existiram dentro de nós, só não tinham aflorado ainda. Digo isso porque é incrível o processo de transformação de pessoas que estão sofrendo muito por algum motivo, revoltadas com alguma coisa, iradas mesmo, com tudo dando errado e o mundo desabando em cima de suas cabeças, levando-as para um buraco negro, quando de repente... Bum! Tudo muda... Ou por ouvir uma frase confortante ou escutar uma música, ou ler um livro, ver um amigo, ou até mesmo um filme, essa pessoa decide mudar. Com motivos para chorar, se trancar no quarto, achar que é a vítima, que nada está dando certo, privando-se da vida, ela encontra forças para seguir em frente, para viver, para aprender com os erros e a dor a ser uma pessoa melhor e mais forte. 
Tenho orgulho e admiração dessas pessoas e tento ser como elas... Encontrando as minhas partes melhores e crescendo como pessoa.
Por mais que façamos planos, muita coisa pode dar errado até chegarmos onde queremos, só não podemos deixar que se perca a vontade de fazer planos e mais planos para atingir nosso objetivo, nossa vitória, nosso verdadeiro sonho, pois o mais legal antes do sonho realizado é o que a gente fez para chegar até ele, ver que não desistimos e insistimos, acreditamos em nós mesmos... Isso com certeza, é o mais bacana!
O que tem me feito refletir bastante sobre a vida é o livro que estou lendo, " Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, que com muita sabedoria, está me fazendo parar, pensar e pensar ainda mais sobre a humanidade. Tem um trecho atrás do livro que eu gostei bastante, que diz: Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, face à pressão dos tempos e ao que se perdeu - "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que nós somos".
Somos uma coisa que não tem nome... Talvez porque não somos uma coisa só, um elemento preenchido ou não e ponto final... Somos a constante mudança, o aprimoramento. Não podemos ser definidos, pois não se define o que não se conhece por inteiro, e essa definição talvez, nunca aconteça.

Fico por aqui, com meus pensamentos, confabulando comigo mesma. Não sei se esse post tem algum sentido, mas... depois de tanto tempo sem parar para por minhas idéias para fora, foi bom escrever.
Beijos'