sábado, 23 de outubro de 2010

Por um equilíbrio

Penso que a maioria das pessoas só procuram por uma religião quando estão com problemas. Nada está dando muito certo e sentem a necessidade de ter fé, de acreditar que ''um ser superior'' olha por ele e que não está só. Comigo não foi tão diferente...
Minha mãe é budista desde 2007 e eu não tinha interesse nenhum em tornar-me também. Ela sempre me chamava para as reuniões, mas eu só ia para acompanhá-la, não tinha vontade de tentar entender alguma coisa sobre o assunto. No final de Julho desse ano, por estar um pouco triste e não saber o que fazer para melhorar, sentei na frente do Gohonzon (oratório) e comecei a fazer Daimoku (a oração), recitando o Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
Nam - derivado do sâncrito Namas, significa "devotar a própria vida";

Myoho-rengue-kyo - título do Sutra de Lótus, em japonês, o principal ensino do Buda Sakyamuni;
Myo - significa místico, não no sentido de milagre, mas indicando que o mistério da vida é de inimaginável profundidade e, portanto, além da compreensão do homem;
Ho - significa lei. A natureza da vida é tão mística e profunda que transcende o âmbito do conhecimento humano.
Em suma, Myoho significa Lei Mística, que é a realidade imutável e essencial de todos os fenômenos. É a lei que regula cada espécie da vida. Ninguém pode nascer como adulto nem escapar desse ciclo.
Rengue - significa flor de lótus, que simboliza a simultaneidade de causa e efeito, pois a flor e a semente germinam ao mesmo tempo. O budismo esclarece que todos os fenômenos do universo são regidos por essa lei. Portanto, a condição da vida presente é o efeito das causas acumuladas no passado e as ações do presente criam causas para o futuro.
Kyo - significa sutra ou ensino do Buda, que é eterno. Propaga-se pelas três existências da vida - passado, presente e futuro - transcendendo as condições mutáveis do mundo físico e do ciclo de nascimento e morte.
Acredito que escolhi o Budismo não só por estar com problemas, ou a minha mãe já praticar, mas por entender que a minha felicidade só depende de mim, do meu esforço e que eu posso ter tudo o que quiser, basta acreditar, tendo sempre pensamentos positivos na minha cabeça, porque pensar no melhor atrai o melhor.
As pessoas costumam dizer "Se Deus quiser", mas eu acredito que cada um de nós somos um Deus, pois para alcançar um objetivo dependemos exclusivamente da força de vontade e determinação. No caso do budista dependemos do Daimoku também.
Não domino o assunto, sou novata ainda, mas ser budista tem feito-me bem. É uma linda filosofia.
Bom, é isso...
Beijos'